Estudo relaciona baixa ingestão de leite e obesidade

Para combater a crescente taxa de obesidade infantil, os pais devem ficar de olho não só no prato, mas na bebida que seus filhos consomem, de acordo com um novo estudo apresentado na conferência científica de Biologia Experimental.
O estudo mostrou que nenhum outro alimento fornece mais calorias à dieta dos adolescentes do que refrigerantes e sucos de frutas. No total, essas bebidas adoçadas fornecem cerca de 13% das calorias totais ingeridas por adolescentes – mais do que bolos, biscoitos e outros alimentos adoçados. Os refrigerantes e os sucos de frutas também são a principal fonte de açúcar adicionado na dieta de adolescentes, fornecendo mais da metade de todo o açúcar adicionado que eles consomem.
“Nosso estudo mostrou que o leite é uma fonte primária de nutrientes na dieta de crianças, mas o consumo de leite cai de forma constante à medida que as crianças se tornam mais velhas, o que pode fazer com que crianças e adolescentes não consumam os nutrientes que precisam para seu crescimento e desenvolvimento” disse a líder de pesquisa Mary M. Murphy, do Instituto de Ciências de Saúde ENVIRON (EUA), que apresentou as descobertas na conferência científica.