Impacto nos ossos e na massa corpórea
A substituição do leite por refrigerante e sucos de frutas pode estar prejudicando os ossos dos adolescentes, de acordo com a co-autora da pesquisa, Susan Barr, professora de nutrição da Universidade de British Columbia. Pesquisas sugerem que a falta de cálcio fornecido pelo leite durante a adolescência pode levar à falha na formação da massa óssea, o que pode se converter em osteoporose no futuro.
Estudos adicionais indicam que pouco leite combinado com muito refrigerante estão contribuindo para o problema da obesidade infantil. Pesquisadores descobriram que adolescentes que bebem mais leite ao invés de refrigerantes tendem a pesar menos e ter menos gordura corpórea. Ao contrário, a ingestão de refrigerantes entre adolescentes tem sido relacionada a dietas com má qualidade e excesso de peso.
